No passado dia 14 de junho foi inaugurada a BIA (Biblioteca Itinerante de Alvaiázere). Este novo serviço da Biblioteca Municipal de Alvaiázere corresponde a uma preocupação de levar a cultura e a informação à população com menos mobilidade, maior isolamento e mais longínqua da sede do concelho. Até agora, o distanciamento era vencido através do empréstimo a entidades acolhedoras, de um lote com livros, jogos didácticos e material audiovisual entre outros, personalizado para cada uma dessas entidades e até elas transportado em “Caixas Amarelas”, através de um calendário anual de entregas e devoluções.
A nova viatura municipal BIA é a aposta da autarquia num sonho alimentado por várias gerações e que agora se torna realidade.

Serviço de proximidade, a BIA irá promover o bem-estar às comunidades mais isoladas, permitir o acesso gratuito a informação de qualidade e a recursos que satisfaçam as necessidades de lazer ou de trabalho. É também sua missão estimular o gosto pela leitura e compreensão do mundo em que vivemos junto das várias faixas etárias e possibilitar a aprendizagem e utilização das novas tecnologias, bem como contribuir para a conservação, valorização e difusão do património e memória colectiva do concelho, reforçando também a identidade cultural da região.
Conforme se lê na notícia da sua inauguração, «um espaço exíguo com um
desígnio grandioso: levar a cultura de porta em porta e, em articulação com as juntas de freguesia, associações, IPSS’s, Escolas, Hospital, ATL’s, entre outros, reduzir distâncias e oferecer serviços diferenciadores.»
Em breve, irá disponibilizar um terminal de pagamentos pelo MB/SPOT, permitir o preenchimento e entrega de formulários e requerimentos nas áreas da ação social, educação, proteção civil e saneamento, entre outras valências.
Enquanto perdurar a pandemia, e até novas orientações das autoridades competentes, o acesso à BIA será reduzido só permitindo a entrada de uma pessoa de cada vez e com uso obrigatório de máscara.
O itinerário e horários das visitas estão disponíveis no site da Câmara Municipal.